Brasileira projeta a próxima fase da missão da NASA a Marte


Entre 2026 e 2031, a NASA planeja trazer de volta à Terra as amostras de rocha e poeira coletadas pelo Perseverance Rover (que pousou em Marte em 18 de fevereiro). Para o projeto denominado "Sample Mars Return" (MSR), a NASA também terá a participação da Agência Espacial Européia (ESA) e da brasileira engenheira mecânica e aeroespacial, a carioca Jacqueline Lyra.

Liderado pela NASA, o primeiro objeto carregará um novo rover desenvolvido pela ESA dentro dele. Por sua vez, quando chegar a Marte, irá capturar os pequenos tubos de material orgânico deixados pelo Perseverance em solo marciano e armazená-los na órbita do planeta vermelho - isso dependerá das ordens de instituições europeias para transportar esse material de volta à superfície da terra. Aqui, as amostras serão analisadas em detalhes em laboratórios de vários países.


Na construção de robôs e espaçonaves, a equipe coordenada pela carioca Jaqueline compartilhou os objetivos, que ela resumiu em poucas frases: encontrar um equilíbrio térmico perfeito - ou Just Right. - para permitir que esses objetos sobrevivam às condições climáticas extremas de Marte.


Fonte e fotos: site da Revista Galileu.


Receba boas notícias toda semana participando do nosso grupo de whatsapp Novidades do Paraíso.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
<