Casas construídas em 3D para desabrigados

As casas construídas através de uma impressora 3D para desabrigados são uma revolução tecnológica e principalmente humanitária! A ICON é uma empresa de tecnologia com sede em Austin, dedicada a revolucionar a construção residencial e a tornar a habitação digna o padrão para as pessoas em todo o mundo. Usando robótica de impressão 3D, software e materiais avançados, a ICON está resolvendo uma pluralidade de problemas na indústria de construção contemporânea com suas tecnologias inovadoras.

Em março 2018, a ICON revelou sua primeira casa impressa em 3D em Austin, Texas. Dois anos depois, em março deste ano, concluiu uma série de casas impressas em 3D como parte de sua parceria contínua com a Mobile Loves & Fishes (MLF), a organização sem fins lucrativos de Austin amplamente conhecida por seu serviço compassivo à comunidade de sem-teto da área.

Trata-se de um projeto realmente admirável, pois casas de 65m² apresentam um quarto, um banheiro, uma cozinha completa, sala de estar e uma grande varanda com vistas deslumbrantes do pôr do sol que são impressas em menos de 24 horas! O custo médio de produção atual das casas é de quatro mil dólares. Antes da impressão, porém, a instalação das fundações da construção é realizada de maneira convencional. Com paredes erguidas pela impressora, o processo de acabamento e ajustes, instalação elétrica, encanamento, além da montagem do telhado, são realizados pelos trabalhadores da construção civil.




O material utilizado para a construção é o Lavacrete, que aproveita matérias primas fáceis de serem obtidas em qualquer lugar do mundo (à base de cimento, principalmente) combinando-as com aditivos avançados. O Lavacrete é um material de baixo custo e super seguro, capaz de resistir a condições climáticas extremas, reduzindo o impacto dos desastres naturais.

O Vulcan é a fantástica impressora 3D capaz de produzir esta obra. Ele é transportado através de um reboque personalizado sem necessitar de montagem, e é operado remotamente através de um tablet. Uma equipe de três a quatro pessoas conseguem instalar e operar todo o sistema de impressão.

Atualmente, a ICON também atua em parceria com a Échale e New Story, instituições sem fins lucrativos que visam fornecer abrigo a mais pessoas no mundo. A New Story trabalha atualmente no México, Haiti, El Salvador e Bolívia e, em apenas três anos, financiou mais de 1.400 casas para famílias necessitadas. Em parceria com a ICON em regiões selecionadas, a New Story será capaz de entregar a promessa de uma vida além da sobrevivência para milhares de outros.

A casa impressa em 3D serve como prova de conceito para a construção de casas sustentáveis, mais seguras e acessíveis para muitas famílias, mais rápido do que nunca. A impressora Vulcan, foi projetada para funcionar sob as restrições comuns em lugares como o Haiti e a zona rural de El Salvador, onde a energia pode ser imprevisível, a água potável não é uma garantia e a assistência técnica é escassa. Ela foi projetada para lidar com a escassez de moradias para populações vulneráveis, em vez de construir com motivação de lucro.

Apesar de ainda não haver cogitação de planos para o Brasil, quantas mudanças este projeto poderia trazer para nós? Mesmo com todos os desafios que vivemos no atual cenário econômico e principalmente político, podemos ter esperança...


Fonte (texto e fotos): site ICON

Acompanhe as atualizações sobre os projetos realizados pela ICON e seus parceiros



29 visualizações3 comentários
music.jpg

Música

filme.jpg

Filmes

flores.jpg

Arte das Flores

dança.jpg

Dança

animação.jpg

Animação

pintar.jpg

Pintura e Desenho

teatro.png

Teatro

livro.jpg

Livros

amor e paz.png

Arte do Bem

"Acredito que a missão da Arte é melhorar os sentimentos humanos e enriquecer a vida, dando alegria e sentido a ela."
Meishu-Sama*

Veja este site em seu PC para ter uma experiência completa!

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram