Em breve você poderá fazer transferências instântaneas para qualquer banco
O PIX é o sistema brasileiro de pagamentos instantâneos que deve substituir o TED e o DOC. A novidade teve regulamento aprovado pelo Banco Central e começará a funcionar em 16 de novembro. Em testes desde o começo do ano, a plataforma se difere dos pagamentos bancários tradicionais, entre outros motivos, por liquidar transações na hora e ficar no ar 24 horas por dia, sete dias por semana. Veja a seguir, os detalhes sobre o novo jeito de fazer pagamentos e transferências.
São inúmeros benefícios, confira:
P/PAGADORES
Mais rápido, barato e seguro
Mais prático (uso da lista de contatos de celular ou de QR Code para iniciar pagamentos)
Mais simples (só precisa de dispositivo digital para realizar o pagamento, dispensa uso de cartão, folha de cheque, cédulas, maquinhinhas, etc)
Possibilidade de integração e outros serviços no smartphone
P/RECEBEDORES
Custo de aceitação menor que dos demais meios eletrônicos
Disponibilização imediata dos recursos, o que tende a reduzir necessidade de crédito
Facilidade de automatização e de conciliação de pagamentos
Facilidade e rapidez de checkout (não tem necessidade de POS para passar o instrumento de pagamento ou de um caixa para dar troco)
PIX
Eletronização dos meios de pagamento (consequentemente, melhor controle de LD/FT e redução do uso de cédulas, que são instrumentos socialmente mais custosos)
Maior competição entre prestadores de serviços de pagamento (tende a gerar serviços com maior qualidade e menor custo)
Facilita a entrada de novos atores
Maior potencial de inclusão financeira (custos menores de iniciação e de aceitação e ambiente com mais agentes ofertantes)
Aumento de benefícios, preservada a segurança

A partir do dia 5 de outubro será disponibizado o cadastro ao público através dos seus respectivos bancos, e no dia 16 de novembro, o PIX já estará ativo. A princípio não será necessário o download de nenhum aplicativo auxiliar, mas ficará a critério das instituições financeiras.
Fontes: https://www.bcb.gov.br/ e https://www.techtudo.com.br/listas/2020/08/o-que-e-pix-veja-como-funciona-o-sistema-de-pagamentos-do-banco-central.ghtml
Para mais informações, leia o arquivo abaixo.