O que eu posso fazer pela Natureza?

No post "Natureza- O que nós temos a ver com isso?", falei sobre o impacto das nossas atitudes no cotidiano, e são as quais consequências do desreispeito às leis naturais. Caso ainda não tenha lido, recomendo ler antes de prosseguir com este conteúdo. Você já deve ter percebido o quanto o mundo precisa da nossa ajuda. Talvez esteja se perguntando: "Quais atitudes eu posso tomar a partir de hoje?". Abaixo seguem alguns exemplos:

  • Lixo no lixo- Aconteça o que acontecer, não jogue lixo no chão. Se você já possui esta consciência, desculpe o comentário, ainda têm muitas pessoas que precisam compreender isto;

  • Coleta Seletiva- Procure saber se a sua rua possui coleta seletiva. Na rua e no prédio onde moro, por incrível que pareça, a maioria das pessoas não sabe que todo sábado de manhã tem coleta de apenas materiais recicláveis. Quando alguém me vê colocando o saco com os recicláveis ao lado do poste, me olha estranho, deve pensar: "que absurdo, a coleta de lixo foi ontem!". Estou trabalhando neste sentido. Apesar de pouco encontrar meus vizinhos, estou criando um material para divulgar a coleta seletiva que ocorre aos sábados;

  • Faça o descarte correto- Você pode se informar sobre como fazer o descarte correto de materiais diversos como sofá, madeira, geladeira, celulares, etc, e também sobre a coleta seletiva no seu bairro, através do site da Ecycle. Lá tem muitas dicas preciosas!

>> Faça a separação de tudo que é reciclável em uma lixeira exclusiva. O lixo orgânico fica em outra. Siga algumas instruções importantes:

  • Não misture- O que não misturamos: embalagens com resíduo de óleo ou alimentos. Se puder remover o óleo, ótimo, caso contrário, não misture com os outros recicláveis. Papel sujo e resíduos orgânicos também não podem ser misturados. Ao deixar em contato com os materiais recicláveis, você desperdiça grande parte do que seria reaproveitado. Sabia que por ano cada brasileiro produz 400kg de lixo, e que destes 400kg apenas 11kg são reciclados por catadores que ainda passam invisíveis por muitos de nós? Sabia também, que poderia ser o contrário, que 99% de todo lixo que produzimos poderia ser reaproveitado caso fizéssemos o descarte correto? A cidade de Boras, na Alemanha, é exemplo disso. Óbvio que estamos falando de uma cidade super desenvolvida, num país de primeiro mundo, mas nem precisamos ir tão longe, temos Curitiba hoje como nosso modelo vivo de sustentabilidade. Em Curitiba os cidadãos fazem o descarte correto e todo o sistema sanitário funciona com coleta seletiva.

  • Lave as embalagens- Limpe e seque as embalagens com resíduos antes de jogar na lixeira de recicláveis (caixas, latas, potes, tudo que tiver resíduos);

  • Alimentos também são recicláveis- Resíduos orgânicos são recicláveis através da compostagem:



  • Não jogue óleo de cozinha na pia- Um litro de óleo pode contaminar 10 mil litros de água. Imagine os gastos e os produtos necessáriospara tornar essa água novamente potável? O óleo também é reciclável. Existem algumas empresas que coletam óleo de cozinha usado e transformam em sabão, detergente, resina para tinta e outros produtos. Em alguns casos, inclusive, você pode trocar o óleo usado por produtos de limpeza. Informe-se sobre os locais no portal Ecycle.



  • Use os dois lados da folha de papel- Aproveite folhas usadas como rascunho, inclusive para impressão.


Até agora falamos sobre Reciclagem de maneira básica. Agora citarei outras práticas que farão grande diferença se praticadas com constância:

  • Consuma mais alimentos orgânicos- O uso de agrotóxicos nos alimentos é um dos maiores venenos para a nossa saúde e um dos maiores males para a natureza, causando um enorme desequilíbrio ecológico, tornando o solo mais fraco, além de provocar o surgimento de novas pragas, cada vez mais resistentes! Ao consumir alimentos orgânicos, você se torna muito mais saudável, e estimula o ciclo sustentável da agricultura orgânica! Saiba mais em https://www.fmo.org.br/alimentacao-natural

  • Tenha sua própria horta caseira- Mesmo para quem mora em apartamento, é fácil cultivar sua própria hortinha, você terá alimentos fresquinhos, plantados com seu amor e cuidado, é maravilhoso!

  • Não esqueça as bolsas reutilizáveis- Lembre sempre de levá-las ao ir às compras, evitando as bolsas plásticas do mercado. Caso não tenha, você pode adquiri-la em qualquer supermercado no próprio caixa.

  • Evite os descartáveis- Use sempre copos e pratos de vidro, talheres de metal, inclusive nas festas de família, evite ao máximo o uso de descartáveis. Assim você economiza no custo destas despesas e evita a geração de resíduos desnecessários.

  • Escolha embalagens reutilizáveis- Prefira alimentos fora das bandejas de isopor, e escolha produtos com embalagens reaproveitáveis.

  • Economize energia- Retire os aperelhos eletroeletrônicos da tomada quando desligados, principalmente à noite.

  • Ande mais de bicicleta- Sempre que possível, use a bicicleta no lugar do carro.

  • Compre sempre produtos duráveis e resistentes- Assim você tem economia no longo prazo e não precisa jogar fora cedo.

  • Compre o que realmente é útil para você- O consumismo é um modo de vida insustentável para o planeta, devido ao volume de lixo produzido em um curto espaço de tempo! Antes de comprar, pare e pense: para quê eu preciso disso? É realmente necessário?

  • Desperdício ZERO- Não desperdiçe água, não desperdiçe alimentos, não desperdiçe nada! Dê atenção e tenha gratidão às pequenas coisas que possui, independente do seu poder aquisitivo. Não faça nada por fazer, coloque essência em tudo que faz! Use apenas o necessário, e sempre se coloque no lugar das pessoas que não possuem os mesmos recursos que você. Isso é empatia. Quando sentimos que todos estamos conectados, e que cada pequena atitude impacta o todo, aos poucos nos tornamos pessoas melhores, pois estamos cultivando o altruísmo e a gratidão. Essas duas simples palavras, tem um poder de transformação GIGANTE no nosso mundo!


Referências: portal Ecycle, Clube das Mães do Brasil, revista proteste junho de 2020.



7 visualizações
music.jpg

Música

filme.jpg

Filmes

flores.jpg

Arte das Flores

dança.jpg

Dança

animação.jpg

Animação

pintar.jpg

Pintura e Desenho

teatro.png

Teatro

livro.jpg

Livros

amor e paz.png

Arte do Bem

"Acredito que a missão da Arte é melhorar os sentimentos humanos e enriquecer a vida, dando alegria e sentido a ela."
Meishu-Sama*

Veja este site em seu PC para ter uma experiência completa!

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram